Siga a Imeve nas Redes Sociais

Diarreia bovina pode ser evitada durante a época das chuvas

Diarreia bovina pode ser evitada durante a época das chuvas

Diarreia bovina pode ser evitada durante a época das chuvas

A diarreia bovina é um dos principais problemas para o rebanho no período das chuvas. O excesso de água acumulada no capim durante a brotação dos pastos é responsável pela incidência de disfunção intestinal, apesar de não ser infecciosa.

 

Entretanto, é neste período que aumenta a frequência de diarreia infecciosa, principalmente a causada pela bactéria Escherichia coli enterotoxigênica, que depende de dois fatores: a colonização do intestino pela bactéria e a produção de enterotoxina (diarreia).

 

A diarreia causa desidratação (perda de líquido e eletrólitos), que para o bezerro é algo fatal. Algumas das características são a coloração amarelada das fezes, febre, perda de peso e até a morte do animal, um grande prejuízo para os pecuaristas.

 

Como solução, pesquisadores da IMEVE S.A. desenvolveram o DBR Probiótico, um aditivo natural capaz de aumentar a resistência e o ganho de peso dos animais. DBR Probiótico é composto por bactérias (ruminais e intestinais de bovinos) vivas, que equilibram a microbiota digestiva e começam a se reproduzir com maior rapidez, otimizando o processo de digestão das fibras do alimento, aumentando a absorção dos nutrientes e a produtividade do animal. As bactérias que compõem o DBR Probiótico são resistentes à ação do suco gástrico, bile e pH ácido, não são tóxicas para os animais e atuam de forma benéfica, melhorando a digestibilidade dos alimentos e também agindo como biorregulador, impedindo a colonização do intestino por bactérias patogênicas, aumentando a imunidade dos bovinos e evitando diversas doenças.